Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4569
Título: Exposição óssea associada ao uso de bisfosfonatos: relato de caso
Autor(es): Silva, Gabriel Machado de Cerqueira e
Palavras-chave: Osteonecrose
Bisfosfonatos
Terapia com luz de baixa intensidade
Ozônio
Data do documento: 26-Jun-2020
Resumo: A osteonecrose dos maxilares associada aos bisfosfonatos é uma condição definida como o desenvolvimento de osso necrótico na cavidade bucal de um paciente que esteja recebendo tratamento com bisfosfonatos e não tenha recebido radioterapia em região de cabeça e pescoço. Estes medicamentos inibem a atividade osteoclástica, sendo principalmente utilizados no tratamento de pacientes com doenças ósseas metabólicas ou com diversas neoplasias malignas que envolvem osso. Estas lesões apresentam predominância mandibular, ocasionadas, geralmente, após um pequeno trauma no tecido ósseo ou decorrente de um procedimento odontológico invasivo. Sendo caracterizadas como ulcerações da mucosa oral, frequentemente, dolorosas, que expõem o osso subjacente. Ao exame radiográfico, estas injurias apresentam radiopacidade aumentada antes da evidência clínica necrótica, ocorrendo predominantemente em áreas de remodelação óssea alta. Com isso, objetiva-se relatar um caso clínico de uma paciente de 49 anos que compareceu ao ambulatório da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com a queixa principal de uma lesão endurecida em região vestibular maxilar posterior direita, negando dor ou supuração. Ao exame físico, observou-se exposição óssea acima da unidade 17, sem inflamação. Ademais, a paciente relatou a retirada das glândulas mamárias em virtude de uma lesão neoplásica maligna com metástase em pulmão e osso, associando o uso de quimioterápicos ao tratamento. Foi proposto a remoção cirúrgica da loja óssea exposta, associado posteriormente a laserterapia e a ozonioterapia. Assim, pretende-se recuperar o aporte sanguíneo local, visando expor a paciente ao mínimo de trauma e o fechamento da injúria de forma gradual.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4569
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL MACHADO DE CERQUEIRA E SILVA.pdf647,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.