Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/457
Título: Adesivos para próteses removíveis: quando e por que utilizá-los?
Autor(es): Fonseca, Rafaella Tosta Pereira
Oliveira, Viviane Maia Barreto de
Palavras-chave: Dentadura
Prótese total
Retenção em dentadura
Data do documento: 2013
Resumo: Pacientes submetidos à reabilitação com próteses removíveis esperam que as mesmas possam lhes dar conforto, segurança e que sejam estéticas, devolvendo em parte ou totalmente sua capacidade mastigatória . Estes fatores estão intimamente vinculados aos requisitos funcionais, representados pela retenção, suporte e estabilidade do aparelho protético, porém, em alguns casos essa retenção não ocorre de modo satisfatório, levando o dentista a indicar outros recursos como a utilização de adesivos protéticos, que são substâncias utilizadas para dar uma maior retenção às próteses, que ao absorver água, proporcionam uma viscosidade e pegajosidade elevadas, mantendo a prótese em função. Estes adesivos podem ser encontrados na forma de pó, pastas ou fitas adesivas. Apesar da sua extensa utilização, esses materiais ainda são vistos por muitos profissionais de uma forma cética, tendo seu uso relacionado ao “fracasso” na realização da técnica das próteses removíveis. Devido a esta situação controversa, este trabalho teve como objetivo revisar a literatura acerca destes conceitos de adesivos para próteses removíveis, suas indicações, vantagens e desvantagens. Foi possível concluir que os adesivos de próteses removíveis podem ser indicados em caso de pouca retenção do rebordo, forças musculares excessivas que movimentam a prótese e, principalmente, para o conforto psicológico do paciente.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/457
Aparece nas coleções:Prótese Dentária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Tosto Pereira Fonseca.pdf167,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.