Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4571
Título: Técnica alternativa de acesso retromandibular: relato de caso
Autor(es): Oliveira, Mariana Mascarenhas Batalha de
Palavras-chave: Côndilo mandibular
Fraturas ósseas
Redução aberta
Data do documento: 6-Jul-2020
Resumo: A posição anatômica de projeção da mandíbula a predispõe a ser uma das estruturas mais acometidas por fraturas faciais, sendo a região do côndilo mandibular uma das principais áreas lesionadas, devido ao impacto direto ou dissipação de forças na mandíbula. O diagnóstico das fraturas mandibulares é realizado através do exame físico associado à avaliação de exames de imagem, a partir do qual determinará a localização e posição do fragmento fraturado que poderá indicar a abordagem cirúrgica. Ao se optar pelo tratamento cirúrgico, a escolha do melhor acesso para essa região da fratura é amplamente discutida na literatura, levando em consideração, principalmente, o risco de lesão às estruturas anatômicas funcionalmente importantes adjacentes. Dentre os acessos disponíveis, o acesso retromandibular é citado como o mais vantajoso, uma vez que proporciona menores riscos cirúrgicos e complicações, permitindo a indicação majoritária deste acesso como opção para o tratamento cruento das fraturas extracapsulares. O presente trabalho propôs-se a relatar um caso clínico de fratura de côndilo mandibular esquerdo, no qual foi descrito o acesso cirúrgico retromandibular, que buscou, através de uma modificação da técnica convencional, facilitar a abordagem da fratura, e a redução dos riscos relacionados a esse acesso. A técnica modificada do acesso retromandibular mostrou-se eficaz e segura no tratamento do presente caso, evitando danos as estruturas nervosas e vasculares adjacentes, com evolução sem complicações no pós-cirúrgico do paciente.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4571
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA MASCARENHAS BATALHA DE OLIVEIRA.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.