Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4572
Título: Hipomineralização molar incisivo
Autor(es): Paulo, Waleska Lima
Palavras-chave: Desmineralização do Dente
Hipomineralização Dentária
Hipoplasia do Esmalte Dentário
Data do documento: Jul-2020
Resumo: A hipomineralização molar-incisivo (HMI) é uma patologia de origem sistêmica, identificada clinicamente em 1970 na Suécia e sugerida como HMI em 2001, como uma redução da mineralização na dentição permanente, envolvendo de um até quatro primeiros molares permanentes e constantemente acometendo a incisivos permanentes, igualmente afetados. Ocorre exclusivamente crianças, sendo constatada prevalência mundial entre 2,8 a 44%. Suas consequências clínicas variam desde sensibilidade exacerbada até fraturas após irrupção dentária, além de envolvimento de fatores psicológicos nos indivíduos portadores desta condição. Sua etiologia ainda permanece obscura e com um difícil diagnóstico, pois pode ser confundida com Fluorose dentária, Hipoplasia de esmalte e Amelogênese Imperfeita. Embora a evolução das técnicas e materiais utilizados para o manejo de dentes hipomineralizados tenha sido capaz de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, o tratamento dentário continua sendo um desafio para os cirurgiões-dentistas. Desta forma, diagnóstico precoce combinado com a avaliação da sua gravidade, além da idade dentária e expectativa dos pacientes devem ser avaliados. O objetivo desta revisão bibliográfica é sumarizar a literatura existente nas bases de dados PUBMED, SCIELO e BVS, ressaltando características clínicas, diagnóstico e tratamento para HMI, buscando abordar considerações importantes ao profissional, pais e responsáveis, minimizando assim o risco de impactos negativos na saúde bucal do indivíduo, o que irá favorecer melhor qualidade de vida.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4572
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALESKA LIMA PAULO.pdf438,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.