Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4573
Título: Reabilitação facial extensa por meio de prótese bucomaxilofacial
Autor(es): Rodrigues, Andreza Paiva
Palavras-chave: Reabilitação maxilofacial
Adesivo
Defeitos faciais
Estética
Data do documento: 9-Jul-2020
Resumo: A Prótese Bucomaxilofacial é a especialidade Odontológica responsável pela confecção de próteses intra e extrabucais, fazendo-se necessária em perdas de estruturas de suporte, tecido muscular e de revestimento, pois promove a proteção das estruturas remanescentes expostas e a restauração parcial da função e estética. Os principais objetivos na reabilitação dos pacientes com defeito maxilofacial são: restaurar a função da mastigação, da deglutição, da fala e alcançar a aparência orofacial próxima do normal. O objetivo deste trabalho foi, por meio de um relato de caso, abordar a importância das próteses faciais extensas na reabilitação de pacientes mutilados. Paciente, gênero feminino, procurou atendimento no Serviço de Prótese Bucomaxilofacial, para reabilitação protética de extenso defeito facial. Durante a anamnese, a paciente relatou que a lesão foi detectada em 2009 e diagnosticada como um carcinoma escamocelular. Ao exame físico foi possível observar a ausência total do nariz, parte do lábio superior, olho e pálpebras do lado direito. Desta forma, foi sugerida a confecção de uma prótese facial extensa que envolvesse a região nasal e óculo-palpebral, em silicone, com fixação adesiva. As próteses bucomaxilofaciais são de fundamental importância na reabilitação de pacientes mutilados, por serem capazes de devolver parcialmente a função do órgão perdido, preservar estruturas residuais e restabelecer a aparência orofacial com melhoria da qualidade de vida e assim permitindo a reinclusão desse indivíduo na sociedade.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4573
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREZA PAIVA RODRIGUES.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.