Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4574
Título: Odontoma complexo de grande proporção em maxila: relato de caso
Autor(es): Dourado, Ana Caroline Rodrigues
Palavras-chave: Odontoma
Maxila
Tumor
Data do documento: 6-Jul-2020
Resumo: O odontoma é um tumor odontogênico benigno de origem mista que acomete tanto a maxila como a mandíbula. Possui um lento e limitado crescimento tendo, internamente, elementos que formam os tecidos dentários e pode ser classificado como composto e complexo. O tipo composto tem predileção pela região anterior de maxila apresentando aspecto radiográfico de uma massa radiopaca bem delimitada de estrutura semelhante a dentes. O odontoma complexo acomete com maior frequência a região posterior de mandíbula e se apresenta radiograficamente como uma massa radiopaca amorfa. O objetivo desse trabalho é relatar o caso clínico de um odontoma complexo de grande proporção em região posterior de maxila com retenção do segundo molar, que provocou uma discreta fratura patológica na parede anterior da maxila após ser removido, bem como discutir os aspectos clínicos, radiográficos, histológicos, seu prognóstico, tratamento e a utilização de membranas de fibrina rica em plaquetas e leucócitos para evitar fístula bucosinusal.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4574
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINE RODRIGUES DOURADO.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.