Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4575
Título: Intercorrências durante o recobrimento radicular: relato de caso
Autor(es): Santos, Mirella Santana e
Palavras-chave: Retração Gengival
Tecido Conjuntivo
Gengiva
Data do documento: 7-Jul-2020
Resumo: A periodontia começou a buscar alternativas para correção e reconstrução dos tecidos comprometidos, a partir dos tratamentos estéticos nos últimos anos. Podendo ser múltiplas ou isoladas, as recessões gengivais são definidas como a localização apical da margem gengival em direção à junção muco-gengival, provocando a exposição da superfície radicular. Como forma de tratamento, diversas técnicas cirúrgicas plásticas periodontais foram surgindo e apresentando progressos significativos na prevenção, regeneração e correção das recessões gengivais, podendo ter como resultado um recobrimento radicular parcial ou total em seu tratamento. O objetivo deste relato é apresentar um caso abordando intercorrências que ocorreram durante o ato cirúrgico que impossibilitaram o término do procedimento. Inicialmente a técnica proposta foi a de Bruno (1994), onde retalho não é posicionado sobre as papilas e é suturado no local onde foi feita a incisão horizontal, favorecendo a manutenção das papilas e proporcionando um resultado estético favorável. Devido a dilaceração do retalho no momento da cirurgia, a técnica foi substituída pela técnica de Langer e Langer (1985) onde realiza incisões horizontais na altura ou levemente coronal à junção cemento/esmalte adjacente às superfícies radiculares a serem recobertas, o que desfavorece a manutenção das papilas. O resultado obtido foi o recobrimento parcial e o ganho de gengiva inserida que, consequentemente, ajudou na proteção da recessão gengival.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4575
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRELLA SANTANA E SANTOS.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.