Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4576
Título: Força de mordida associada ao apertamento dentário e correlação entre fatores emocionais: revisão de literatura
Autor(es): Santos, Natasha Araújo dos
Palavras-chave: Força de mordida
Sistema Estomatognático
Bruxismo
Força muscular
Ansiedade
Data do documento: 8-Jul-2020
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar, através de uma revisão de literatura discutida, qual a força de mordida e como esta interfere, direta ou indiretamente, no sistema estomatognático, analisando assim as consequências e sua relação com os fatores emocionais. Metodologicamente tratou-se de uma revisão de literatura discutida em que foram utilizados artigos científicos procurados em buscadores específicos como Bireme, Lilacs e PubMed. Os parâmetros determinados para a seleção de artigos para a pesquisa foram datados no período entre 2009 e 2020. Os critérios para este estudo foram os seguintes termos: força de mordida, força muscular, sistema estomatognático, bruxismo e fatores emocionais: ansiedade e estresse. Foram utilizados também estudos epidemiológicos observacionais com o objetivo de avaliar e determinar qual a força de mordida impressa durante o apertamento dentário, comparando assim os métodos de cada estudo e as variáveis utilizadas pelos pesquisadores para encontrar o resultado. Com o desenvolver deste trabalho foram identificados fatores que, dentro de cada linha de pesquisa, contribuíram direta ou indiretamente para os resultados encontrados, portanto, as variantes: amostra utilizada, classificação de oclusão, presença de disfunções temporomandibulares e fatores emocionais, podem ter uma relação com o aumento da força de mordida. Dos resultados observados, a força de mordida quando aplicada pelos músculos da mastigação sobre a superfície dentária durante o apertamento/bruxismo, pode causar danos às estruturas do sistema estomatognático, visto que essa força, em situação de bruxismo, é descontrolada.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4576
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATASHA ARAUJO DOS SANTOS.pdf959,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.