Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/458
Título: Aspectos psicológicos em pacientes desdentados
Autor(es): Xavier, Micheline Tufi
Oliveira, Viviane Maia Barreto de
Palavras-chave: Prótese total
Psicologia
Qualidade de vida
Satisfação do paciente
Data do documento: 2013
Resumo: O edentulismo é uma condição de agravo á saúde bucal e geral que causa diminuição da capacidade mastigatória, dificultando o consumo de diversos alimentos, além de afetar a fonação e a estética, freqüentemente originando alterações psicológicas. Este quadro de saúde da população é uma conseqüência de políticas de saúde deficientes e aspectos econômicos e culturais que afetam a qualidade de vida. Este estudo tem o objetivo de descrever e discutir a questão do indivíduo edêntulo pelos aspectos psicossociais através de uma revisão de literatura. A proposta de reabilitação oral pelas próteses convencionais é a realidade da maioria dos desdentados apesar de todo avanço tecnológico e social da sociedade brasileira. Portanto, ainda estarão presentes por muitos anos as extrações dentais e as insatisfações com as próteses totais. Como profissionais de saúde, os cirurgiões dentistas devem estar capacitados tecnicamente e sensíveis ao fato de que a perda dos dentes é uma vivência penosa e abrangente que gera conseqüências graves para o paciente. Estando o profissional empenhado em compreender os sentimentos e expectativas, o dentista poderá melhor orientá-lo na situação de extração e reabilitação, evitando frustação e devolvendo-lhe qualidade de vida.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/458
Aparece nas coleções:Prótese Dentária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPA.pdf124,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
abstract1.pdf9,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Micheline 26-06-2013.pdf173,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.