Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4582
Título: A influência do aleitamento materno no desenvolvimento do sistema estomatognático
Autor(es): Galvão, Hosana Maria Santana Pereira
Palavras-chave: Aleitamento Materno
Sistema Estomatognático
Desenvolvimento
Maxilofacial
Data do documento: 9-Jul-2020
Resumo: O aleitamento materno é a forma mais natural e eficiente de alimentação para os bebês. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a duração do aleitamento materno exclusivo seja nos primeiros seis meses de vida, podendo se estender até os 2 anos de idade. Por ser um alimento completo, o leite materno é fundamental para a saúde da criança e seu efeito protetor se inicia logo após o nascimento, pois apresenta atividade antiinfecciosa, traz benefícios imunológicos e nutricionais, ajuda na proteção contra infecções que são comuns na infância, na maturação dos músculos mastigatórios, além de promover o crescimento e desenvolvimento adequado das estruturas orofaciais. No decorrer da amamentação, o movimento muscular que a criança faz na mandíbula e língua predomina sobre os ossos e músculos craniofaciais, contribuindo para o desenvolvimento mandibular harmônico, com isso evita o retrognatismo mandibular fisiológico e favorece uma melhor relação maxilo mandibular. A criança ao ser amamentada, recebe vários estímulos durante a sucção que ajudam no desenvolvimento craniomiofacial, tais como tátil-cinestésicos, olfativos, visual, auditivos e motores. Estes estímulos proporcionam o desenvolvimento das funções primárias básicas de sucção, mastigação, deglutição e respiração e para que as funções mucoesqueléticas da face se desenvolvam, é preciso que ocorra o crescimento e a maturação neurológica funcional dessas estruturas. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre a influência do aleitamento materno no desenvolvimento do sistema estomatognático, abrangendo sua atuação e relevância na saúde bucal.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4582
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HOSANA MARIA SANTANA PEREIRA GALVO.pdf268,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.