Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4586
Título: O uso do sistema CAD/CAM para confecção de próteses fixas
Autor(es): Borges, Luciana De Oliveira
Palavras-chave: Projeto auxiliado por computador
Prótese dentária
Restauração
Data do documento: 8-Jul-2020
Resumo: O sistema CAD/CAM, sigla derivada do inglês Computer Aided Design / Computer Aided Manufacturing, é uma tecnologia baseada no desenho de uma estrutura protética em um computador seguida de sua confecção em uma máquina de fresagem. Sendo um dos seus principais objetivos a simplificação na produção de estruturas protéticas, otimização do tempo de trabalho e a produção de estruturas com alto padrão de qualidade e estética. O emprego desta tecnologia consiste em três etapas: digitalização do preparo protético, planejamento virtual e produção da restauração. O preparo dentário pode ser digitalizado fora da cavidade oral, sobre o modelo de gesso, ou dentro da cavidade oral, através de um sistema de digitalização intra-oral. Após efetuada a digitalização do preparo, a imagem será transferida para um programa de desenho assistido por computador (CAD), pelo qual o operador poderá desenhar de forma virtual a restauração. Através de uma fresadora e da impressão digital em 3D, o sistema CAM irá reproduzir a reabilitação desejada, dependendo da estrutura a ser fresada e do seu objetivo, pode-se optar por diversos materiais, como resina acrílica, resina composta ou cerâmica. O objetivo do presente trabalho é explanar o uso do sistema CAD/CAM na Odontologia para confecção de próteses fixas através de um levantamento nas bases de dados Lilacs, Pubmed, Scielo e Google Acadêmico. Pôde-se concluir que a tecnologia CAD/CAM aumenta a versatilidade, a precisão e o custobenefício da confecção de restaurações indiretas. Acredita-se que em breve, fará parte da rotina clínica da maioria dos cirurgiões-dentistas.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4586
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANA DE OLIVEIRA BORGES.pdf334,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.