Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4589
Título: Quimioterapia como tratamento de osteossarcomas maxilofaciais: revisão de Literatura
Autor(es): Jesus, Gabriela Sales de
Palavras-chave: Patologia bucal
Osteossarcoma
Cirurgia bucal
Data do documento: 8-Jul-2020
Resumo: O osteossarcoma é uma neoplasia maligna de origem mesenquimal mais frequente em ossos longos, mas com ocorrência nos ossos gnáticos. Na região maxilofacial esta lesão representa cerca de 5% de todos os tumores ósseos. A etiologia do osteossarcoma permanece desconhecida, no entanto algumas condições ósseas pré-existentes podem estar relacionadas com o surgimento do tumor. O principal tratamento dos osteossarcomas da região maxilofacial é a excisão cirúrgica completa e o uso da quimioterapia para esses casos ainda é discutida. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura através de artigos publicados entre os anos de 2015 e 2020 sobre os principais aspectos clínicos, radiográficos, histopatológicos e tratamento do osteossarcoma da região maxilofacial com ênfase na quimioterapia neoadjuvante e/ou adjuvante. Observou-se que a dor, aumento do espaço periodontal e imagens radiográficas mistas com margens imprecisas são as características mais comuns dos osteossarcomas. Do ponto de vista histopatológico, o tipo osteoblástico é o mais frequente. A quimioterapia tem sido indicada em muitos casos clínicos da lesão antes e/ou após o tratamento cirúrgico. Através desta revisão da literatura concluiu-se que nem sempre os osteossarcomas da região maxilofacial compartilham aspectos comuns com os dos ossos longos e ainda é discutido a eficácia neoadjuvante e/ou adjuvante do tratamento quimioterápico para esta patologia.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4589
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA SALES DE JESUS.pdf436,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.