Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4600
Título: Tratamento para osteonecrose dos maxilares induzidos por drogas antirreabsortivas: uma revisão de literatura
Autor(es): Costa, Juliana Santiago
Palavras-chave: Osteonecrose
Osteonecrose da Arcada Osseodentária por Difosfonatos
Alendronato
Data do documento: 8-Jul-2020
Resumo: A osteonecrose dos maxilares induzida por drogas antirreabsortivas é uma condição clínica caracterizada por tecido ósseo exposto que persiste por mais de oito semanas, e que não apresente histórico de radioterapia na região. Essa complicação é comumente relatada após extrações dentárias, cirurgias para instalação de implante e outros procedimentos odontológicos. O objetivo desse trabalho é fazer uma revisão na literatura, e através de artigos já existentes, obter dados e embasamento para a apresentação de um protocolo de tratamento adequado. Metodologia: A pesquisa foi iniciada através de uma pergunta clínica, que neste caso, refere-se a que tratamento deve ser indicado para a patologia. Em seguida, essa questão foi relacionada com palavras chaves e estratégias de busca nas principais plataformas científicas, obteve-se um bom acervo de material técnico, foram selecionados os que mais se aproximam ao objetivo do trabalho e refinados através de critérios de inclusão. Posteriormente, foram descritas as observações e resultados relevantes à condição clínica, separando os trabalhos que foram de fato utilizados. A partir desse estudo, foi possível constatar diversas abordagens presentes na literatura para o tratamento da referida patologia, bem como, apresentar o protocolo de tratamento da osteonecrose, até então estabelecido pela Associação Americana de Cirurgiões Orais e Maxilofacias (AAOMS). Embora seja presente este protocolo neste estudo, foi possível concluir que muitas pesquisas ainda precisam ser feitas, a fim de apresentar dados que comprovem a sua eficácia.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4600
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA SANTIAGO COSTA.pdf399,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.