Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4601
Título: Os principais fatores de risco associados a lesões cervicais não cariosas
Autor(es): Oliveira, João Pedro Silva
Palavras-chave: Lesões cervicais não cariosas
Fatores etiológicos e adultos jovens
Data do documento: 6-Jul-2020
Resumo: Este estudo se trata de uma revisão de literatura que busca identificar os principais fatores etiológicos das Lesões cervicais não cariosas (LCNCs), considerando seus aspectos multifatoriais e sua crescente prevalência na população, em especial adultos jovens. Efetuaram-se buscas de artigos periódicos nacionais e internacionais indexados nos bancos de dados: Biblioteca Virtual de Saúde, Pubmed e google acadêmico, teses e livros de referência no tema do trabalho, selecionando apenas trabalhos publicados de 2010 à 2020. Foram analisados 41 trabalhos, separados pela relevância do tema. As LCNC se caracterizam pela perda mineral dentária na região cervical, sem envolvimento bacteriano, podendo estar associadas à biocorrosão, abrasão e abfração, variando em forma, simetria e localização. Além disso, possuem uma forte associação a quadros de hipersensibilidade dentinária. Essa lesão vem crescendo numa variação de 5 a 85% independente de sua etiologia ou forma e têm sido observadas suas repercussões em novos grupos de risco como os atletas esportivos que ingerem isotônicos e energéticos de maneira exacerbada, pessoas que cursam com tratamento ortodôntico, uma vez que a variação de inclinação do carregamento oclusal pode concentrar tensões na região cervical e portadores de problemas gastroesofágicos que desafiam a todo tempo o pH bucal com regurgitações frequentes. Embora seja um assunto bastante debatido, ainda não se tem um consenso na literatura a respeito de todos os fatores etiológicos dessas lesões, por isso, são necessários a realização de mais estudos para elucidar todos os fatores etiológicos e possíveis grupos de risco para as LCNCs alicerçados num conhecimento embasado cientificamente.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4601
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOAO PEDRO SILVA OLIVEIRA.pdf363,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.