Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/461
Título: Qualidade de vida em pacientes com desordens do manguito rotador: análise de fatores associados
Autor(es): Matos, Marcos Antônio Almeida
Camelier, Fernanda Warken Rosa
Dias, Cristiane Maria Carvalho Costa
Daltro, Mônica Ramos
Barros, Ana Luiza Oliveira de
Palavras-chave: Manguito rotador
Qualidade de vida
Questionário.
Data do documento: 2016
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: Desordens do manguito rotador (DMR) despontam como as mais frequentes causas de dores no ombro. Caracterizam-se por dores que limitam a capacidade para a prática de atividades esportivas ou mesmo para realização de atividades da vida diária, podendo interferir negativamente na Qualidade de Vida (QV) dos seus portadores. Objetivo: Avaliar a QV em pacientes com DMR através de questionário específico analisando os fatores clínicos e sociodemográficos associados. Material e Métodos: Estudo transversal com 109 pacientes avaliados entre outubro 2013 e fevereiro 2014. Para avaliar a QV foi utilizado o questionário WORC. Resultados: Amostra com 67% de mulheres (média de idade: 52,3+12,8 anos). A dor avaliada através da Escala Visual Analógica apresentou uma mediana de 5,0 (3,0-7,0). De acordo com WORC, a mediana da QV dos participantes foi de 47,3 (22,3-70,7). Os domínios “Esporte / Recreação” e “Trabalho” apresentaram as medianas mais baixas com 37,5 (13,1 – 63,8) e 38,5 (15,1 – 65,9), respectivamente. No modelo multivariado, dor e utilização de medicamentos foram consideradas como variáveis preditoras independentes para os escores do WORC. Conclusão: DMR comprometem a QV dos portadores, apresentando os menores escores para os domínios “Trabalho” e “Esporte e Recreação”. Dor foi considerada como a única variável preditora independente para diminuição dos escores do WORC.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/461
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MINHA DISSERTAÇÃO FINAL 22-01-17 - Ana Luiza-3.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.