Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/475
Título: Importância da mobilização em pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva
Autor(es): Gouvêa, Ângela Maria Lima de
Santos, Wyara Caldas dos
Ferreira Neto, Fleury
Palavras-chave: Imobilidade
Benefícios da mobilização
Unidade de terapia intensiva
Data do documento: 2009
Resumo: Pacientes internados em unidades de terapia intensiva que apresentam um grau de cronicidade estão propensos a sofrerem danos em suas unidades motoras. Isto se deve a diversos fatores estressantes, como mudanças nos líquidos e eletrólitos, alterações metabólicas, deficiências nutricionais, medicações utilizadas, dentre outros. Decorrente do tempo de permanência no leito, os pacientes podem desenvolver alterações metabólicas e cardiovasculares, descondicionamento físico, fraqueza neuromuscular, redução da amplitude articular, atrofia e contraturas, caracterizando a síndrome da imobilidade no leito. Atualmente é conhecida a relevância da mobilização precoce como uma abordagem preventiva e eficaz contra os efeitos deletérios da imobilidade no leito, bem como redução no tempo de internação hospitalar, além de melhorar a autoconfiança e motivar o paciente ao retorno das suas atividades de vida diária. Este artigo trata-se de uma revisão de literatura aberta que tem por objetivo sintetizar o que há na literatura a respeito da importância e dos benefícios da mobilização em pacientes internados em unidades de terapia intensiva.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/475
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo pos graduaçao em fisioterapia hospitalar wyara.pdf218,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.