Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/476
Título: Abordagem fisioterapêutica na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica
Autor(es): Marques, Danielle Araujo
Almeida, Larissa Sobreira
Bispo, Naiara da Costa
Palavras-chave: Fisioterapia
Pneumonia
Prevenção
Data do documento: 2009
Resumo: Objetivos: Investigar na literatura científica e identificar através de uma revisão sistemática as abordagens fisioterápicas na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo e secundário, para a qual foram utilizados livros e artigos publicados entre o período de 1999 a agosto de 2009. Foram incluídos estudos que discorriam sobre a pneumonia associada à ventilação(PAV) e sua prevenção assim como a abordagem fisioterápica e excluídos estudos realizados em animais e crianças. Resultados: Dos 113 artigos encontrados 101 foram excluídos, pois não preencheram os critérios de inclusão. Sendo assim, apenas 12 artigos descreveram sobre as abordagens fisioterápicas tais como: terapia de posicionamento, aspiração, pressão do cuff, pressão positiva expiratória final, filtros respiratórios, umidificadores aquecidos, mudança do circuito do ventilador, manobras respiratórias e medidas ventilatórias na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. Conclusão: Apesar da grande importância do fisioterapeuta na unidade de terapia intensiva, ainda não há um desfecho clínico em relação às abordagens fisioterápicas na prevenção da PAV, no entanto medidas preventivas devem ser adotadas à rotina de trabalho de todos os profissionais da área de saúde.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/476
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc pronto.pdf109,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.