Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/483
Título: Fisioterapia no pós operatório de mastectomia: uma revisão de literatura
Autor(es): Cafezeiro, Juliana
Melo, Sinara
Arruda, Lorena
Palavras-chave: Mastectomia
Fisioterapia
Câncer de mama
Data do documento: 2010
Resumo: O câncer de mama é uma doença crônica-degenerativa com evolução prolongada e progressiva que acomete principalmente as mulheres, sendo o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo; porém se detectado precocemente, tem grandes chances de cura. A mastectomia é o procedimento mais usado como forma de tratamento, podendo culminar em complicações funcionais pós-operatórias que são tratadas pela fisioterapia. O objetivo deste estudo foi revisar na literatura a atuação da Fisioterapia no pós operatório de mastectomia, bem como as complicações cirúrgicas e o impacto na capacidade funcional das mulheres submetidas à cirurgia. A pesquisa foi efetuada através de busca nas bases de dados LILACS, PubMed e SciELO, sendo selecionadas 19 publicações entre período de 2000 a 2010, sendo ainda pesquisados quatro livros textos, uma monografia e estatísticas do Ministério da Saúde. Dentre os recursos fisioterapêuticos utilizados como tratamento estão a cinesioterapia, a estimulação elétrica, a terapia física complexa (TFC), a drenagem linfática manual (DLM), os cuidados com a pele e a compressão pneumática. Os trabalhos analisados mostraram a importância da Fisioterapia no tratamento e no cuidado precoce de mulheres mastectomizadas, através da amenização das seqüelas e oferecimento de qualidade de vida para as pacientes.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/483
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FISIOTERAPIA NO PÓS OPERATÓRIO DE MASTECTOMIA.pdf172,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.