Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4848
Título: Correlação entre índice de massa corporal e potência de membros inferiores em atletas de judô
Autor(es): Santana, Robson Santos
Palavras-chave: Composição corporal
Potência muscular
Judô
Membros inferiores
Data do documento: Dez-2019
Resumo: Introdução: A composição corporal e a potência muscular são componentes da aptidão física que podem influenciar diretamente o desempenho de atletas de judô. Objetivo: Verificar se há correlação entre o índice de massa corporal (IMC) e potência de membros inferiores em atletas de judô. Materiais e Métodos: Participaram deste estudo 41 atletas de judô. Todos realizaram os saltos verticais squat jump e contramovimento sobre uma plataforma de contato, o que permitiu mensurar as variáveis: altura do salto, potência absoluta e potência relativa dos membros inferiores. Para o cálculo do índice de massa corporal, foram coletados peso e altura. Esses dados foram analisados utilizando a correlação de Spearman. Resultados: Foi encontrada uma correlação forte entre o índice de massa corporal e a potência absoluta nos saltos squat jump (rho = 0,756) e contramovimento (rho = 0,735). Em contrapartida, houve uma correlação negativa entre o IMC e os saltos squat jump (rho = - 0,375) e contramovimento (rho = - 0,417). Por fim, a altura se correlacionou de forma moderada negativa com o IMC (rho= -0,442) no salto contra movimento e (rho= -0,461) no squat jump. Conclusão: Percebemos que existe correlação entre o IMC e as potências absoluta e relativa de membros inferiores, bem como na altura do salto com o IMC.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4848
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Robson Santos Santana_TCC19.2_final.pdf181,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.