Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/497
Título: Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Isensee, Paula Menezes Fonseca
Santos, Janice Silva dos
Oenning, Nágila Soares Xavier
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Enfermagem
Estresse
Data do documento: 2010
Resumo: A Síndrome de Burnout é um transtorno adaptativo crônico que acomete trabalhadores e caracteriza-se por três expressões de sofrimento psíquico: cansaço emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Profissionais de Enfermagem constituem um grupo com grande predisposição ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout, por serem os profissionais da saúde que mais tempo passam em contato com o paciente e com seus familiares dentro do ambiente de trabalho. Na síndrome ocorre o processo de exaustão biopsicofisiológico, que é resultado do esgotamento, decepção e perda de interesse pela atividade de trabalho que surge nos profissionais como conseqüência do contato direto e diário com pessoas no desenvolvimento do seu trabalho; caracteriza-se por sinais e sintomas de exaustão física, psíquica e emocional em decorrência da inadaptação da pessoa a um trabalho prolongado, altamente estressante e com sobrecarga tensional importante, subdividindo-se em sintomas físicos, psíquicos, comportamentais e defensivos. Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, com o objetivo de descrever a Síndrome de Burnout em profissionais de Enfermagem. Concluiu-se que a Síndrome de Burnout é resultado de uma interação negativa entre o local e a equipe de trabalho, e tem conseqüências a nível individual e organizacional, sendo descrita como um problema de saúde laboral com alta prevalência nos enfermeiros.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/497
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo.pdf116,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.