Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/50
Título: Análise do comprimento ureteral em cadáveres adultos
Autor(es): Barroso Júnior, Ubirajara de Oliveira
Batista, Lucas Teixeira e Aguiar
Leal, Marcos Lima de Oliveira
Sorte, Ney Cristian Amaral Boa
Novaes, Hugo Fabiano Fernandes de
Palavras-chave: Ureteric
Length
Height
Stent
Anthropometric
Ureter
Cadaver
Data do documento: 2012
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Em algumas situações, correlações entre diferentes estruturas do corpo humano poderiam auxiliar no planejamento de cirurgias intra-abdominais. O conhecimento do comprimento do ureter permitiria um planejamento cirúrgico pré-operatório, reduzindo gastos com exames; auxiliaria também na escolha do cateter duplo-J, reduzindo sintomatologia e morbidade, aumentando a aderência ao tratamento. Objetivo: Avaliar o comprimento ureteral em cadáveres adultos e analisar suas correlações com determinadas medidas antropométricas. Desenho do estudo: estudo transversal, descritivo e analítico. Materiais e métodos: realizamos mensuração do comprimento ureteral de cadáveres adultos, encaminhados para necropsia entre abril de 2009 e janeiro de 2012. Adicionalmente, coletamos as seguintes medidas: altura, distância ombro-punho, cotovelo-punho, xifo-umbilical, distância umbigo-púbis, distância xifo-púbica e distância entre espinhas ilíacas. Analisamos as correlações entre o comprimento ureteral e as demais medidas antropométricas. Resultados: Foram dissecados os ureteres de 115 cadáveres adultos no período entre abril/2009 e janeiro/2012. O comprimento ureteral médio não variou o gênero, nem com a estatura. Não foi encontrada correlação entre o comprimento ureteral e as medidas antropométricas pesquisadas na população geral analisada, bem como nos subgrupos analisados. Não se evidenciou diferenças significantes entre as medidas dos ureteres direito e esquerdo. Conclusões: Não há diferença no comprimento ureteral médio entre as diferentes faixas de altura e entre os gêneros masculino e feminino. Não há correlação significante entre o comprimento ureteral e as demais medidas antropométricas.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/50
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hugo Fabiano Fernandes de Novaes.pdf526,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.