Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/503
Título: Fatores asspciados às lesões do aparelho locomotor na enfermagem
Autor(es): Gaspar, Cárita Pardo
Claudino, Daiani
Almeida, Jirlaene
Oenning, Nágila Soares Xavier
Palavras-chave: Distúrbios osteomusculares
Enfermagem
Saúde ocupacional
Data do documento: 2011
Resumo: O presente artigo teve por objetivo identificar a associação entre a atividade profissional da enfermagem e as lesões do aparelho locomotor, descrever a prevalência das lesões do aparelho locomotor na enfermagem, o mecanismo causal e a topografia das lesões. Foi feito uma revisão bibliográfica e documental por meio de um levantamento retrospectivo das pesquisas publicadas no período de 2000 a 2009 nas revistas indexadas nas bases de dados, livros e artigos científicos. Concluiu-se que há uma alta prevalência dessas lesões destacandose as lombalgias, sobretudo entre os auxiliares de enfermagem e do sexo feminino. Vários fatores no ambiente de trabalho e na atividade laboral da enfermagem contribui para a LER/DORT tais como a manipulação e transporte de pacientes, falta de equipamentos adequados, longas jornadas de trabalho, posturas encurvadas do tronco, ou posição de pé por tempo prolongado, turno de trabalho, ausência de pausas, ritmo de trabalho intenso. De qualquer forma os resultados obtidos fornecem subsídios fundamentais para a implantação de políticas institucionais que visem não somente o lucro, mas também a qualidade de vida de seus funcionários.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/503
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO PÓS BAHIANA.pdf114,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.