Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/519
Título: Sorriso gengival: relato de caso clínica
Autor(es): Souza, Luciana Torres-Homem
Ribeiro, Érica Del Peloso
Palavras-chave: Gengivectomia
Estética
Sorriso
Data do documento: 2012
Resumo: Entende-se por sorriso gengival a condição onde mais de 3 mm de gengiva seja exposta em um sorriso moderado, e confirmado pelo sorriso forçado. Essa condição pode ter diferentes etiologias como: dimensão vertical maxilar aumentada, fibromatose gengival hereditária, crescimento gengival causado por medicamentos ou por processos inflamatórios, e erupção passiva alterada. As diversas técnicas de cirurgia plástica periodontal podem ser empregadas para correção de algumas dessas causas e têm obtido resultados satisfatórios. O objetivo desse trabalho é discutir, por meio do relato de um caso clínico, como identificar etiologias, fazer correto diagnóstico e tratamento como a possibilidade de correção do sorriso gengival por meio de gengivectomia. Paciente do gênero feminino, 27 anos, apresentou queixa de exposição excessiva de gengiva ao sorrir. O diagnóstico foi de sorriso gengival por erupção passiva alterada associada à dimensão vertical maxilar aumentada. Foi realizada gengivectomia em todas as unidades dentárias superiores, com exceção dos segundos e terceiros molares. Os resultados obtidos supriram as expectativas da paciente e seu sorriso passou a corresponder aos padrões estéticos desejados. Conclui-se que a gengivectomia é uma técnica efetiva para correção da exposição excessiva de gengiva no sorriso em casos de erupção passiva alterada.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/519
Aparece nas coleções:Periodontia com Iniciação em Implantodontia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia após defesa com correções.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.