Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/53
Título: Classificação de RIFLE: análise do desempenho prognóstico em pacientes criticamente enfermos
Autor(es): Souza, Carlos Alfredo Marcílio de
Wahrhaftig, Kátia de Macêdo
Palavras-chave: Lesão renal aguda
Unidade de Terapia Intensiva
Mortalidade
Prognóstico
APACHE
Índice de gravidade de doença
Data do documento: 2012
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A classificação de RIFLE define três classes de severidade da Lesão Renal Aguda (LRA): Risco, Injúria e Falência. A severidade da LRA foi associada à mortalidade. Entretanto, se a classificação de RIFLE melhora o desempenho do APACHE II na predição de óbito em pacientes críticos não é conhecida, além de pouco avaliada em estudos prospectivos. Objetivo: Analisar se a classificação de RIFLE agrega valor ao desempenho do escore APACHE II na discriminação da mortalidade em pacientes criticamente enfermos e avaliar prospectivamente a associação do RIFLEmáximo Injúria+Falência com a mortalidade nessa população. Metodologia: Estudo observacional de coorte prospectiva de 200 pacientes admitidos na UTI, de julho/ 2010 a julho/ 2011. Resultados: A idade da amostra analisada foi de 66 (±16,7) anos, 53,3% do sexo feminino. A mortalidade geral na UTI foi 25,5%. O APACHE II apresentou estatística-C de 0,75 ± 0,038 (IC 95%: 0,68-0,80 P=0,001) e 0,80 ± 0,034(IC 95%: 0,74-0,86 P=0,001), após incorporado à classificação de RIFLE, em relação a predição de óbito. A comparação entre as AUROCs, P=0,03. Observou-se que 40% dos pacientes classificados inicialmente como Risco progrediram. A mortalidade foi de 53,3% versus 4,4% nos subgrupos com LRA RIFLEmáximo Injúria+Falência e Sem LRA+RIFLEmáximo Risco, respectivamente. O RIFLEmáximo Injúria+Falência foi associado à mortalidade após ajustes para outras variáveis (OR:13 IC95%: 4,57-37,6 P=0,001).Conclusão: A gravidade da LRA, definida pela classificação de RIFLE foi um marcador de risco para mortalidade em pacientes criticamente enfermos, e melhorou o desempenho do escore APACHE II na discriminação da mortalidade nessa população. O RIFLEmáximo Injúria+Falência apresentou maior risco de morte quando comparado à aqueles que permaneceram na classe Risco ou que não desenvolveram LRA.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/53
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kátia de Macêdo Wahrhaftig.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.