Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/533
Título: Tratamento de cisto dentígero em pacientes pediátricos: relato de dois casos
Autor(es): Alencar, Vilson Rocha Cortez Teles de
Pereira Junior, Fernando Bastos
Palavras-chave: Cisto dentígero
Descompressão
Criança
Data do documento: 2014
Resumo: O cisto dentígero é um cisto odontogênico de desenvolvimento que ocorre quando existe acúmulo de fluido entre o epitélio reduzido do órgão esmalte e a coroa de um dente incluso e ou impactado. Existem relatos de uma variável inflamatória que ocorre principalmente na dentição mista. A importância clínica do acometimento do cisto dentígero em crianças se deve, principalmente, à necessidade de preservação de estruturas adjacentes, como germes de dentes permanentes, que devem ter sua erupção favorecida, permitindo o correto posicionamento na arcada dentária. Para o tratamento adequado do cisto dentígero, uma abordagem cirúrgica mais conservadora deve ser considerada para que seja possível o reestabelecimento da função e morfologia natural do sistema estomatognático, que ainda se encontra em desenvolvimento. O objetivo deste trabalho é relatar dois casos de cistos dentígeros em crianças, enfocando o diagnóstico diferencial e as vantagens e desvantagens das técnicas cirúrgicas empregadas como tratamento. O emprego da marsupialização e enucleação permitiram que, além do tratamento definitivo das lesões císticas, ocorresse o desenvolvimento adequado das estruturas orais e maxilofaciais, preservando as funções estomatognáticas.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/533
Aparece nas coleções:Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC vilson.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.