Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/534
Título: Princípios biológicos da regeneração periodontal
Autor(es): Faria, Thaís Bacellar de
Todescan, Sylvia Correia
Palavras-chave: Regeneração periodontal
Cicatrização
Ferida
Data do documento: 2008
Resumo: O periodonto íntegro é constituído por cemento, ligamento periodontal, osso alveolar e gengiva. Os tecidos destruídos pela doença periodontal, após sofrerem tratamento periodontal cirúrgico ou não cirúrgico, irão cicatrizar. Os tipos de células que povoam o defeito periodontal e os sinais necessários para estimular e recrutar estas células determinam o tipo de cicatrização da ferida. A cicatrização, na regeneração periodontal, é um processo que envolve uma cascata de eventos moleculares e celulares, relações entre células, células e moléculas, células e matriz extracelular. O objetivo do presente estudo é fazer uma revisão na literatura da biologia e potencial regenerativo dos tecidos periodontais, apresentando sequencialmente os eventos biológicos envolvidos no processo de cicatrização da ferida periodontal.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/534
Aparece nas coleções:Periodontia com Iniciação em Implantodontia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARTE ESCRITA MONOGRAFIA.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.