Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/545
Título: Hipotermia operatória: etiologia e intervenções de enfermagem no centro cirurgico
Autor(es): Emile Martins da Silva, Mariana Leite da Costa e silva
Gilmara Ribeiro Santos Rodrigues
Palavras-chave: Hipotermia
Cirurgia
Enfermagem.
Data do documento: 2014
Resumo: O estudo teve como objetivos identificar a etiologia da hipotermia operatória e; descrever as condutas da equipe de enfermagem estabelecidas para cessar as manifestações de hipotermia no intra e pós-operatório. Trata-se de um estudo qualitativo, através de revisão sistemática da literatura realizada no período de maio a julho de 2014, nas bases de dados da SCIELO e LILACS, através dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da BVS: hipotermia, cirurgia e enfermagem. Os fatores de risco abordados em ordem decrescente foram: o tipo de anestesia (50%), exposição ao ambiente frio e extremo de idade, ambas com (35,7%), tempo de cirurgia e cirurgia de exploração de cavidade com (21,4%) cada, peso, infusão de soluções frias e transfusão sanguínea cada uma com (7,1%). As intervenções de enfermagem também mais usadas foram: manta térmica e colchão térmico com fluxo de água aquecido (21,4%) cada, infusão de soluções aquecidas, cobertores de algodão e enfaixamento dos membros com algodão ortopédico cada uma com (14,3%). Os resultados demostram a necessidade de implementação de intervenções eficazes para a prevenção da hipotermia e o importante papel do enfermeiro nesse cenário para melhoria da assistência prestada ao paciente em processo cirúrgico.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/545
Aparece nas coleções:Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HIPOTERMIA OPERATORIA ETIOLOGIA E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NO CENTRO CIRURGICO.pdf173,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.