Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/546
Título: A assistência de enfermagem no pós-operatório imediato: revisão de literatura
Autor(es): Rita de Cássia Rosa Freitas, Társsia Raianna da Silva Pimentel
Suiane Costa Ferreira
Palavras-chave: Assistência
Enfermagem em pós-anestésico
Pós- operatório
Data do documento: 2014
Resumo: As intervenções de enfermagem no pós-operatório imediato são para identificar, prevenir ou tratar as complicações indesejáveis do procedimento anestésico-cirúrgico, com o objetivo de evitar infecções hospitalares, reduzir gastos, amenizar a dor, diminuir o tempo de recuperação e melhorar a qualidade de vida. Este estudo teve como objeto analisar a assistência de enfermagem prestada no pós-operatório imediato descrita na literatura brasileira no período de 2009 a 2013. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Centro latino americano e do Caribe de informação em ciências da saúde (BIREME), a partir dos descritores assistência, enfermagem em pós-anestésico e pós- operatório. Foram selecionados 12 artigos. Após análise, evidenciaram-se duas categorias temáticas: comunicação entre equipe de enfermagem e paciente e assistência prestada direta ao paciente, onde se pode concluir que a comunicação utilizada entre a equipe de enfermagem e o paciente é de extrema importância na prevenção de complicações já que é no pós-operatório imediato que o enfermeiro poderá executar suas intervenções planejadas. Além disso, evidenciou-se que a sistematização de enfermagem juntamente com o correto dimensionamento de profissionais para atuação no pós-operatório imediato contribui diretamente nessa assistência qualificada.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/546
Aparece nas coleções:Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- montado ok.doc127 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.