Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/548
Título: Processo de desinfecção de endoscópios: um estudo de revisão
Autor(es): Elivanilda da Rocha da Silva, Maria Vilma Machado Braga Lima
Mary Gomes Silva, Alexsandro Tartaglia
Palavras-chave: Enfermagem
Endoscópios gastrointestinais
Desinfecção
Data do documento: 2014
Resumo: Trata-se de um estudo de revisão tipo sistemática que teve o objetivo de identificar na literatura nacional artigos relacionados a desinfecção de alto nível em endoscópios gastrointestinais, no período de 2000 à 2013. Os dados foram obtidos através da busca eletrônica em bases de dados SciELO, LILACS, BDENF, através dos descritores: enfermagem; endoscópios gastrointestinais e desinfecção, no período de fevereiro à abril de 2014. Foram encontrados sete artigos e desses apenas quatro atenderam os critérios de inclusão estabelecidos. Os resultados apontaram para a efetividade do glutaraldeído 2% e o ácido peracético de forma manual ou automatizada. Os parâmetros de qualidade do reprocessamento químico utilizando o glutaraldeído para a desinfecção de alto nível em endoscópios, nos estudos selecionados evidenciaram que o uso deste pode apresentar risco para o usuário. Foi evidenciado também que a desinfecção de alto nível com ácido peracético foi efetiva e não oxidaram os instrumentais. Esperamos que os resultados deste estudo possa subsidiar ações educativas e uma prática segura no reprocessamento de endoscópios gastrointestinais, entendendo que os maiores beneficiários serão os usuários.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/548
Aparece nas coleções:Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO VILMA E ELI 14_10 II TCC CORRIGIDO BAHIANA II.pdf101,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.