Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/549
Título: A prática da enfermagem na sala de recuperação pós-anestésica
Autor(es): Mariana Belo Galrão, Sharize Cristine de Araujo Gois
Carolina Pedroza de Carvalho Garcia
Palavras-chave: Enfermagem em pós-anestésico
Cuidados pós-operatórios
Cuidados de enfermagem
Sala de recuperação
Data do documento: 2014
Resumo: A Sala de Recuperação pós-anestésica (SRPA) tem como principal finalidade ser um lugar que tenha condições de receber um paciente em pós-operatório imediato, a fim de mantê-lo sob os cuidados holísticos e de qualidade da equipe de enfermagem, até a recuperação da consciência, com eliminação parcial dos anestésicos e estabilização dos sinais vitais. O presente estudo teve como objetivo analisar evidências disponíveis na literatura sobre as práticas de enfermagem, na SRPA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica narrativa cuja seleção dos 12 artigos analisados, utilizou as bases de dados PubMed, LILACS, SCIELO e MEDLINE. A partir da análise das evidências, constatou-se que os artigos incluídos enfatizaram dois tópicos principais, a saber: instrumentos da prática de enfermagem na SRPA e desafios da prática de enfermagem na SRPA. Dentre as lacunas do tema investigado, destaca-se a necessidade de estudos sobre a prática de enfermagem na sala de recuperação pós-anestésica de maneira específica, envolvendo a prática humanizada, especializada, com quantitativo de pessoal adequado.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/549
Aparece nas coleções:Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mariana Belo e Sharize Gois.docx40,07 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.