Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/550
Título: Fatores de risco para o desenvolvimento da infecção hospitalar no centro cirúrgico
Autor(es): Jucineide Maria de Jesus Porto, Imaizara dos Santos Silva
Suiane Costa Ferreira
Palavras-chave: Infecção hospitalar
Centro cirúrgico hospitalar
Fatores de risco
Data do documento: 2014
Resumo: Estudo de abordagem qualitativa, realizado entre os meses de julho a novembro de 2014, que objetivou analisar os fatores condicionantes e determinantes para o desenvolvimento da Infecção Hospitalar (IH) dentro do centro cirúrgico (CC). Os artigos que compuseram a amostra discutem de forma geral os fatores que contribuem para o desenvolvimento da infecção hospitalar, como também medidas preventivas para minimizar o risco dessa infecção no ambiente cirúrgico. Observou-se que a estrutura física do centro cirúrgico pode apresentar limitações que impactam negativamente na prevenção das infecções. Limpeza da sala, padrões de circulação de ar, limpeza do piso e mobiliário e segregação incorreta dos resíduos sólidos precisam seguir protocolos e rotinas institucionais para garantir a efetividade da limpeza e a segurança do paciente. Medidas de precauções-padrão, como uso dos Equipamentos de Proteção Individual e a lavagem correta das mãos favorecem a prevenção da infecção hospitalar e precisam ser adotadas no sentido de minimizar riscos e agravos ao paciente. Ações de educação do paciente cirúrgico constituem ferramentas importantes no processo de cuidar do paciente. Conclui-se que medidas adotadas por toda a equipe cirúrgica, ações educativas e sistematizadas e controle na limpeza da sala operatória são imprescindíveis para reduzir os índices de infecção relacionados ao processo cirúrgico.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/550
Aparece nas coleções:Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final.pdf428,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.