Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/553
Título: Reprocessamento de produtos de uso único utilizados na assistência à saúde
Autor(es): Leila Oliveira Costa, Mary Gomes Silva
Palavras-chave: Reprocessamento de materiais
Assistência à saúde
Riscos e benefícios
Data do documento: 2014
Resumo: Introdução: O Reprocessamento de materiais de uso único tem sido motivo de muitas discussões em todo mundo, devido à complexidade representada pelo tema, envolvendo questões técnicas, éticas, operacionais, econômicas, ambientais e regulatórias. Objetivo: Analisar riscos e benefícios de reprocessamento de materiais de uso único no Brasil a partir de produções acadêmicas. Métodos: Estudo de revisão integrativa realizada por meio de pesquisa bibliográfica em base de dados, com período de inclusão de 12 anos, criada uma tabela para tratamento dos dados dos artigos selecionados. Resultados: Dos artigos incluídos 25% apontam que o método apresenta algumas desvantagens, quanto aos riscos potenciais ao paciente. 8,33% posicionam-se com resultados inconclusivos diante das vantagens e desvantagens do reprocessamento. 45,83% dos artigos selecionados neste estudo defendem a elaboração de protocolos relacionados ao assunto, com o objetivo de nortear tal prática além de demonstrar a importância dos serviços das Centrais de Materiais com o preparo dos mesmos para o reuso. Não foi identificado estudo específico na literatura, tratando sobres ao aspecto ambiental e que demonstre tal preocupação, evidenciando a inexistência de protocolos sistemáticos que orientem o reuso e ausência de parâmetros, justificando o descarte dos materiais. Conclusão: 45,83% dos artigos selecionados são a favor do reprocessamento, deste que sejam elaborados protocolos de validação com todas as etapas devidas, relacionadas a cada material e nesta perspectiva é de extrema necessidade a inclusão dos testes como etapa de validação.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/553
Aparece nas coleções:Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão 7.pdf241,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.