Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/559
Título: Avaliação periodontal de indivíduos com anemia falciforme
Autor(es): Barbosa, Mônica Dourado
Barbosa, Mônica Dourado Silva
Monteiro, Adriano Monteiro D'Almeida
Gnoatto, Nelson
Tunes, Roberta Santos
Tunes, Urbino da Rocha
Faria, Thaís Bacellar de
Palavras-chave: Anemia falciforme
Periodonto
Periodontite
Data do documento: 2010
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A anemia falciforme é uma condição autossômica recessiva caracterizada clinicamente como uma doença inflamatória crônica. É causada por uma mutação na posição seis da cadeia beta da hemoglobina, originando hemáceas em formato de foice. As manifestações clínicas da doença são bem descritas na literatura médica. Algumas alterações orais podem ser observadas neste grupo específico de indivíduos e incluem: osteomielites na mandíbula, neuropatia do nervo mandibular, necrose pulpar assintomática e calcificação da câmara pulpar, lesões na mucosa oral, hipomaturação do esmalte e dentina, atraso na irrupção e palidez de mucosas. Alterações radiográficas em região de molares denominadas “Stepplader” têm sido relatadas. A fisiopatologia da anemia falciforme predispõe os indivíduos a infecções, existindo plausibilidade biológica para a investigação da doença periodontal neste grupo de indivíduos. Há na literatura estudos que avaliaram a doença periodontal em indivíduos com anemia falciforme, na tentativa de verificar a associação entre as duas doenças, e relato de crises falcêmicas desencadeadas por infecções periodontais. Porém, não há evidência da associação entre a anemia falciforme e a doença periodontal.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/559
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_3_FOTOS_NOVAS.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PAGINAS SEM NUMERAÇÃO - PDF.pdf71,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Sumário - PDF.pdf8,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.