Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/565
Título: Avaliação da hipertensão e ansiedade em pacientes candidatos a cirurgia bucal
Autor(es): Berenguer, Pedro
Pereira Júnior, Fernando Bastos
Cerqueira, Arlei
Palavras-chave: Hipertensão
Ansiedade
Pressão Arterial
Cirurgia Bucal
Data do documento: 2011
Resumo: A elevada prevalência de indivíduos hipertensos na população torna tal condição um problema de saúde pública. O risco de hemorragia transoperatória, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral tornam o manejo de pacientes hipertensos um conhecimento essencial na prática odontológica, especialmente pela ansiedade que esta modalidade de tratamento causa à população, também conhecida como efeito do avental branco. O objetivo deste trabalho foi avaliar, prospectivamente, pacientes com pressão arterial elevada durante o atendimento odontológico, quanto à história pregressa de hipertensão, se estavam compensados ou não e, ainda, se tratava-se de crise de ansiedade. Foram selecionados 30 pacientes, sendo 12 do gênero masculino e 18 do gênero feminino, avaliados pela Automedição da Pressão Arterial (AMPA). Dos 30 pacientes com PA elevada à avaliação inicial, 11 eram hipertensos descompensados e foram encaminhados para atendimento médico, 19 apresentavam quadro de hipertensão tensional e foram novamente atendidos com rigoroso controle da ansiedade, em quatro casos, com ansiedade persistente, utilizou-se sedação oral com benzodiazepínicos. Diante dos resultados, a AMPA é um método eficaz no diagnóstico diferencial de hipertensão descompensada e ansiedade do avental branco.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/565
Aparece nas coleções:Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_final_AMPA.pdf328,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.