Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5708
Título: Uso da acupuntura para tratamento de disfunção temporomandibular: uma revisão sistemática
Autor(es): Araujo, Larissa Ferreira Santos
Palavras-chave: Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular; Articulação temporomandibular; Terapia por acupuntura; Dor orofacial.
Data do documento: 2020
Resumo: Objetivo: Analisar a qualidade dos ensaios clínicos randomizados apresentados na literatura, com finalidade de avaliar a eficácia do tratamento da acupuntura em comparação com acupuntura placebo em pacientes diagnosticados com disfunção temporomandibular (DTM). Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática composta por ensaios clínicos randomizados (ECR) de pacientes diagnosticados com DTM tratados com acupuntura em comparação com acupuntura placebo. Estruturada no formato acrônimo PICO, as buscas foram realizadas em quatro base de dados PubMed, SciELO, LILACS e Scopus até setembro de 2020 nos idiomas português, inglês ou espanhol. A avaliação da qualidade dos estudos foi realizada através da escala de JADAD. Resultados: Um total de 733 artigos foram encontrados e após aplicar os critérios de elegibilidade restaram 3 ECR, no total este estudo apresenta um número de 113 participantes. No geral o grupo tratamento apresentou uma melhora na abertura bucal após o tratamento com acupuntura, e em dois estudos apresentou redução da dor, nas demais variáveis não apresentou diferença estatisticamente significativa. Conclusão: O resultado deste trabalho não foi possível comprovar a eficácia da acupuntura no tratamento da DTM devido ao número limitado de artigos incluídos na revisão decorrente de uma baixa disponibilidade, portanto, mais ensaios clínicos randomizados são necessários para comprovar a eficácia da acupuntura no tratamento da DTM.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5708
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Araujo, Larissa odonto 2020.2.pdf336,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.