Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5717
Título: Mucopolissacaridose: alterações bucais e importância da odontologia na equipe multiprofissional de assistência
Autor(es): Mota, Brena Carneiro
Palavras-chave: Mucopolissacaridose, saúde bucal, assistência odontológica para pessoas com deficiência, doenças raras.
Data do documento: 2020
Resumo: A Mucopolissacaridose (MPS) representa um grupo de doenças genéticas hereditárias, de origem lisossômica, que são causadas pela deficiência de enzimas, as quais são responsáveis por uma etapa na degradação dos glicosaminoglicanos (GAGs). Os acúmulos progressivos de GAG em vários órgãos e tecidos resultam em desordens funcionais e estruturais no indivíduo. Dessa forma, o tratamento necessita de empenho maior, por meio de uma equipe multidisciplinar, com o foco na melhoria das condições bucais, físicas e psicológicas dos pacientes. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi mostrar, as características sistêmicas e odontológicas das MPS, a destacar a importância do Cirurgião Dentista no cuidado multiprofissional do paciente, especialmente para questões referente no que tange ao tratamento odontológico e estar atendo às manifestações na cavidade oral como: hiperplasia gengival, macroglossia e limitação na abertura da boca. Metodologia: O estudo desenvolvido a partir da revisão de literatura foram utilizados 22 artigos para a elaboração do trabalho dos anos de 2015 a 2020 em português, inglês e espanhol. Considerações: Com efeito, por meio da revitalização de um tratamento odontológico com qualidade, comodidade e segurança o paciente conseguirá controlar os sinais e sintomas causados pelas complicações sistêmicas. Nesse sentido, é de suma importância que os profissionais de saúde sejam qualificados para a promoção de cuidados que possibilitem, aos pacientes, a superação dos desafios desencadeados pela doença e construção de novas habilidades, as quais são pertinentes ao tratamento, a fim de alcançar maior independência e autodeterminação.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5717
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mota, Brena odonto 2020.2.pdf521,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.