Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/572
Título: Avaliação histológica de um caso clínico de lesão central de células gigantes tratado com triancinolona
Autor(es): Carneiro, Milena Couto
Marchionni, Antônio Márcio Teixeira
Palavras-chave: Células gigantes
Triancinolona
Histologia
Data do documento: 2013
Resumo: A lesão central de células gigantes (LCCG) é uma lesão osteolítica que acomete principalmente os ossos gnáticos de crianças e adultos jovens. Embora seja uma lesão benigna, possui comportamento clínico e radiográfico variado, podendo exibir natureza agressiva. Classicamente, as lesões agressivas são tratadas com amplas ressecções. A aplicação intralesional de corticoide tem sido proposta como uma medida alternativa e/ou complementar ao tratamento cirúrgico, a fim de minimizar os prejuízos funcionais e estéticos gerados pelas intervenções cirúrgicas radicais. Este artigo se propõe a apresentar a análise quantitativa das alterações histológicas provocadas pela triancinolona em uma LCCG não responsiva clinica e radiograficamente à terapia intralesional de corticoide. Paciente de gênero masculino, 07 anos, foi submetido a duas abordagens conservadoras com aplicações intralesionais de triancinolona em LCCG agressiva, localizada na mandíbula, sem apresentar, entretanto, reduções clínica e radiográfica satisfatórias. A avaliação histológica mostrou redução do número de vasos sanguíneos e de células gigantes multinucleadas, além do aumento da quantidade de colágeno. Estas alterações histológicas induzidas pela triancinolona sugerem redução da agressividade da lesão, o que permitiu um tratamento cirúrgico menos radical.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/572
Aparece nas coleções:Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo LCCG.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.