Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5733
Título: Conduta do cirurgião-dentista ante a violência infantil: revisão de literatura
Autor(es): Santos de Almeida Carneiro, Carolina
Palavras-chave: Maus-Tratos Infantis
Agressão
Odontólogos
Responsabilidade Lega
Data do documento: 2020
Resumo: A violência contra as crianças se constitui um grave problema social e de saúde pública, provocando um impacto no desenvolvimento do menor e repercutindo no comportamento na fase adulta. Apesar da violência não ser recente, e as estatísticas não condizerem com a realidade, nas últimas décadas tem recebido atenção por parte da sociedade e de associações de proteção desses indivíduos. Os profissionais da área de saúde, especificamente os cirurgiões-dentistas, têm atenção maior na região facial (cabeça e pescoço) e conseguem perceber lesões nestas áreas. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura narrativa sobre a conduta do cirurgião-dentista ante a violência infantil descrevendo os principais tipos de violência infantil, os principais aspectos clínicos que podem ser identificados pela equipe de saúde bucal e a importância desses profissionais no enfrentamento desse problema. Como fonte de pesquisa foi feita a busca nas bases de dados: BVSalud, SciELO e Google Científico. Nos artigos pesquisados, as violências física e de negligência em crianças, são as mais prevalentes. Além disso, afirmaram que a maioria dos agressores é alguém da família. Muitos estudos enfatizam que os cirurgiões-dentistas se consideram inseguros ao se deparar com tais situações, principalmente em como proceder, pois, a incerteza do diagnóstico e a falta de conhecimento dos serviços de proteção infelizmente ainda é muito grande. Com isso, os resultados demonstram a necessidade do assunto ser abordado de forma mais aprofundada capacitando estes profissionais a como conduzir os casos de violência infantil.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5733
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS DE ALMEIDA CARNEIRO,Carolina 2020.1.pdf545,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.