Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/575
Título: Perfil epidemiológico de acidentes relacionados ao trabalho na Bahia, de 2008 a 2011
Autor(es): Gomes, Fabiane Soares
Tavares, Fábio
Santos, Cíntia
Cardim, Adryanna
Palavras-chave: Acidentes de trabalho
Acidentes típicos
Acidentes de trajeto
Saúde do trabalhador
Perfil epidemiológico
Data do documento: 2015
Resumo: O estudo trata-se de uma abordagem quantitativa de caráter descritivo que visa caracterizar o perfil epidemiológico de acidentes de trabalho ocorridos na Bahia pelos dados disponibilizados pelo Ministério da Previdência Social, evidenciando aspectos como sexo, faixa etária dos trabalhadores acometidos e a sua disposição anual. Tais variáveis foram discutidas a partir dos coeficientes de morbimortalidade de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.Foram coletados e descritos os registros de acidentes relacionados ao trabalho em segurados pela Previdência Social, ocorridos entre janeiro de 2008 a dezembro de 2011, no estado da Bahia, disponibilizados pelo Ministério da Previdência Social. Após análise, as seguintes características se predominaram: Os ATs ocorrem mais no sexo masculino, idade entre 45 a 54 anos, e os AT típico são superiores aos AT trajeto, evidenciando ainda um número elevado de acidente fatais. Sugere-se a ampliação de ações educativas e dispositivos de segurança para evitar acidentes relacionados ao trabalho, com ênfase na proteção dos trabalhadores quanto aos acidentes de trabalho, que podem ocasionar em doenças ocupacionais e/ou morte desses trabalhadores.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/575
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo S.T.pdf120,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.