Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/595
Título: ACIDENTES COM MATERIAL PERFUROCORTANTE EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM NO ÂMBITO HOSPITALAR
Autor(es): Jesus, Ana Tereza Santos de
Santos, Stephanie Dantas
Palavras-chave: Saúde ocupacional
Acidentes de trabalho
Enfermagem
Data do documento: 2013
Resumo: A enfermagem é uma das profissões que mais está exposta a acidentes com material perfurocortante dentro do ambiente hospitalar, devido a características inerentes a sua prática profissional. Este estudo tem como objetivo geral analisar as publicações sobre acidentes com material perfurocortante em trabalhadores de enfermagem no âmbito hospitalar, na literatura nacional, numa série histórica de 2000 a 2009, e como objetivos específicos: identificar os aspectos relacionados à caracterização dos trabalhadores de enfermagem acometidos por esses acidentes; identificar os aspectos sobre a situação de ocorrência de acidentes com material perfurocortante nestes trabalhadores; e descrever as condutas adotadas após a ocorrência do acidente com material perfurocortante. Trata-se de uma revisão sistemática, descritiva e exploratória da literatura, com abordagem quantitativa e qualitativa. A técnica de análise utilizada foi a análise temática, norteada por Minayo (1999). Os resultados encontrados demonstram que características de: sexo, idade, experiência profissional, quantidade de vínculos empregatícios, categoria funcional, unidade hospitalar, turno de trabalho, atividade desenvolvida, materiais causadores de acidentes, utilização de equipamentos de proteção individual, comunicação do evento, quimioprofilaxia utilizada e repercussões do acidente foram os elementos identificados e descritos que tiveram interferência na ocorrência dos acidentes com material perfurocortante em trabalhadores de enfermagem. Os resultados revelam que apesar desse tema ser bastante discutido, ainda é freqüente a ocorrência dos acidentes com perfurocortante, o que reforça a necessidade do desenvolvimento de ações para diminuir essas ocorrências.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/595
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jesus.AnaTerezaSantosde.2013.001.BAHIANA.pdfJesus.AnaTerezaSantosde.2013.001.BAHIANA201,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.