Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6023
Título: Efeito da escovação com diferentes dentifrícios na rugosidade superficial de materiais protéticos provisórios.
Autor(es): Lima, Emilena Maria Castor Xisto
Giampá, Priscila Couy Corrêa
Palavras-chave: Alterações superficiais
Escovação
Materiais restauradores
Data do documento: 29-Jun-2017
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: O tratamento restaurador é uma etapa do tratamento odontológico de grande importância para manutenção da unidade dentária em boca. É fundamental que as restaurações tenham compatibilidade biológica e resistência mecânica a fim de proteger os tecidos dentários e restabelecer função e estética. Sabendo-se que a escovação mecânica com dentifrícios representa o método mais comum de limpeza dos dentes, torna-se válido investigar qual a sua abordagem em relação às alterações superficiais, visto que pode acarretar mudanças na rugosidade superficial, na perda de massa e na alteração de cor. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar uma revisão de literatura sobre as alterações superficiais de materiais restauradores após escovação mecânica. Foram selecionados artigos científicos nas bases Pubmed e LILACS, utilizando os descritores em inglês “surface changes” (alterações superficiais), “toothbrushing” (escovação) e “restorative materials” (materiais restauradores). As alterações mais comumente observadas nos materiais restauradores após a escovação foram perda de massa, aumento na rugosidade superficial e alteração de cor e estão relacionadas ao tipo de material e à composição química. Além disso, os testes de escovação são influenciados por diversos fatores como o: tipo do dispositivo, carga, número de ciclos, tipo de escova e dentifrício.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.