Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6093
Título: A metilação do DNA no câncer de pulmão de células não pequenas: uma revisão sistemática
Autor(es): Reis, Bruna lago dos
Palavras-chave: Metilação do DNA
Câncer de pulmão de células não pequenas
Biomarcadores
Epigenética
Data do documento: Jun-2022
Resumo: O câncer de pulmão é um dos mais frequentes e com mais alta taxa de mortalidade, sendo o de células não pequenas o de maior incidência. O baixo índice de sobrevivência dos indivíduos acometidos se deve principalmente ao fato de ser uma doença silenciosa, implicando na sua descoberta tardia. A metilação do DNA é estudada como fator integrante do processo neoplásico, surgindo, então, a possibilidade de ser utilizada como biomarcador capaz de auxiliar na investigação e acompanhamento dessa patologia. Objetivo: revisar sistematicamente a literatura a fim de avaliar a utilização da metilação do DNA no câncer de pulmão de células não pequenas na prática clínica. Método: realizada busca de artigos nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS para elaboração de revisão sistemática seguindo o protocolo PRISMA. Resultados: foram selecionados 18 artigos que investigaram e sugeriram a utilização da metilação do DNA de variados genes como biomarcadores de diagnóstico e prognóstico, relacionando os achados às características clínico-patológicas das amostras. Conclusão: a metilação do DNA apresenta possível utilização na prática clínica para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas que deve ser mais amplamente estudada para aplicação definitiva.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6093
Aparece nas coleções:Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Lago Final.pdf370,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.