Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6102
Título: Benefícios das artes marciais na aptidão física dos idosos
Autor(es): Carvalho, Patrícia
Palavras-chave: Artes marciais
Aptidão física
Idoso
Data do documento: Jun-2022
Resumo: Introdução: O envelhecimento humano pode ter consequência de diversos fatores do estilo de vida. Sendo assim, as artes marciais podem melhorar a aptidão física do idoso obtendo ganho de força, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade e composição corporal. Entretanto, poucos estudos foram encontrados relacionando ao tema. Objetivo: Analisar os benefícios das artes marciais na aptidão física do idoso. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, norteada pela prática das artes marciais como ferramenta no ganho da aptidão física dos idosos. Os dados foram coletados em abril de 2022, sendo incluídos artigos da língua inglesa e portuguesa, composta por idoso >60 anos e >65 anos (filtro para identificação da população idosa do PubMed) e que apresentaram pelo menos um dos componentes da aptidão física (força muscular, resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade e composição corporal). As buscas eletrônicas foram realizadas através das bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Resultados: Três artigos foram selecionados por elegibilidade. Estes estudos identificaram que a prática das artes marciais pode melhorar a aptidão física do idoso, desde que seja praticado de forma regular pelo menos duas vezes na semana por aproximadamente 60-90 minutos por sessão, levando em consideração a intensidade. Conclusão: Apesar do declínio físico inerente a esta população, a prática de artes marciais como do Tai Chi Chuan, Tai Yoga e Taekwondo podem ser indicados como uma das ferramentas para ganho da aptidão física dos idosos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6102
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Carvalho.pdf168,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.