Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6112
Título: Atitudes custo-conscientes e procedimentos inadequados no ambiente acadêmico da fisioterapia
Autor(es): Menezes, Marta Silva
Goes, Bruno Teixeira
Palavras-chave: Fisioterapia
Custo-consciência
Choosing Wisely
Prática clínica baseada em evidências
Economia clínica
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: Os cuidados de baixo valor em saúde representam até 30% dos gastos nos sistemas de saúde. A discussão a respeito do uso consciente dos recursos e a comunicação transparente com pacientes e familiares são premissas importantes para a redução dos procedimentos inadequados e devem ser fomentadas desde a graduação. Objetivo: Conjecturar sobre a prática fisioterapêutica mediante a percepção de docentes e discentes sobre atitudes custo-conscientes e procedimentos inadequados em Fisioterapia. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com docentes fisioterapeutas e discentes do Curso de Fisioterapia entre o 3º e 9º semestres de uma IES da cidade de Salvador-BA. A investigação foi estruturada em 3 etapas: etapa 1 - pensamento custo-consciente (analisado através da escala para avaliação da percepção de atitudes custo-conscientes), etapa 2 - procedimentos inadequados (através do questionário sobre procedimentos inadequados em saúde) e etapa 3 - lista de procedimentos inadequados em Fisioterapia (criação de uma lista de recomendações em Fisioterapia no modelo da campanha Choosing Wisely). Resultados: Na etapa 1, foi observado evidências consistentes de validação para uso da escala de percepção custo-consciente no contexto da Fisioterapia. Inicialmente, os itens foram aprovados nos requisitos para análise fatorial (KMO e teste de Bartlett). Na análise fatorial, 3 itens foram excluídos resultando em uma escala com 10 itens que obteve o resultado de 0,76 na análise de consistência interna através da confiabilidade composta. Na comparação entre as médias do índice de percepção custo-consciente os docentes obtiveram média superior (p< 0,001) comparada aos discentes e entre os estudantes não houve diferença entre aqueles que cursavam ou não o estágio curricular (p= 0,973). A etapa 2 revelou que 80% dos estudantes e 100% dos docentes consideram os procedimentos inadequados em saúde um problema muito sério e mais de 80% da amostra sente alguma ou grande responsabilidade em garantir que seus pacientes evitem tais condutas. Esta reflexão está alinhada com a opinião de que os fisioterapeutas são os principais responsáveis pela questão e estão na melhor posição para resolver o problema. Na etapa 3, as sugestões dos participantes resultou em uma lista com 6 recomendações sobre condutas de baixo valor em Fisioterapia sobre os temas TENS, bandagem elástica terapêutica, aspiração endotraqueal, ventosa terapia, goniometria e criolipólise. Conclusões: A escala de percepção de atitudes custo-conscientes com 10 itens possui evidências de validação promissoras para seu uso na Fisioterapia. Os participantes apresentaram moderado/alto índice de atitudes custo-conscientes, demonstram preocupação com o cenário atual dos procedimentos inadequados em saúde e expressaram esta atenção através da lista de procedimentos inadequados em Fisioterapia no modelo Choosing Wisely.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6112
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.