Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/617
Título: EFEITOS DA TERAPIA MANUAL ASSOCIADA À CINESIOTERAPIA NO PROCESSO DE CURA EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)
Autor(es): Gonçalves, Airam
Galrão, Andreza
Souza, Paula
Palavras-chave: Fisioterapia
Terapia manual
Cinesioterapia
Pacientes críticos
Função pulmonar
Data do documento: 2011
Resumo: A terapia manual é uma forte ferramenta da fisioterapia que se encontra em ascensão, a mesma intervém na melhora da função muscular e capacidades pulmonares. Além disso a terapia manual é usada nesses pacientes como recurso para prevenção da fraqueza muscular, hipotrofia e recuperação da capacidade funcional. O objetivo deste estudo foi rever a literatura relacionada ao uso da terapia manual e a cinesioterapia em pacientes internados em unidades de terapia intensiva comprovando a sua eficácia, estimulando o desenvolvimento de novas pesquisas. A pesquisa foi realizada utilizando as bases de dados SCIELO, LILACS e Medline e consulta ao acervo da biblioteca da EBMSP, no período de 2000 a 2010. Concluiu-se que há escassez de estudos relacionados com o uso da terapia manual em pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI).
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/617
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo.Gonçalves.Airam.2011.001.BAHIANA.pdfArtigo.Gonçalves.Airam.2011.001.BAHIANA282,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.