Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6422
Título: Necessidade do uso de prótese em idosos e seu impacto na qualidade de vida: uma revisão narrativa
Autor(es): NEVES, Adalberto Vasconcelos
Palavras-chave: idoso
prótese dentária
qualidade de vida
Data do documento: 2022
Resumo: O Edentulismo e a necessidade de prótese em idosos constituem um desafio para os responsáveis pelas políticas de saúde pública no Brasil. Este trabalho teve como objetivo analisar a literatura bibliográfica acerca da necessidade do uso de prótese e do seu impacto na qualidade de vida através da Biblioteca Virtual de Saúde e para os critérios de inclusão foram filtrados artigos no período de 2016-2022, em língua inglesa e portuguesa, disponível em texto completo, já os critérios de exclusão são artigos de incompletos e que não abordassem os temas da pesquisa. Foram encontrados 73 artigos, sendo selecionados 27 que preenchiam os critérios de inclusão, no qual são textos. O edentulismo é a perda total ou parcial dos dentes permanentes e ocorre como consequência de eventos multifatoriais que se sucedem durante toda a vida. Esta condição, para a pessoa, pode acarretar-lhe mal estar, interferindo na sua qualidade de vida. O edentulismo, embora visto por alguns como um processo natural ligado ao envelhecimento, pode ser evitado através de orientação, atuação preventiva e cuidados adequados de saúde bucal. Os principais resultados sugerem que as perdas dentárias podem ter efeitos significativos na saúde bucal e qualidade de vida do indivíduo, pois afetam a capacidade mastigatória, o consumo de diversos alimentos, a fonação e causam danos estéticos com impactos psicológicos. No caso de idosos, esses fatores atuam reduzindo seu bem estar, provocando alterações psicológicas e funcionais, mas que parecem ser compensadas pela resolução do problema estético. A população adulta, ao receber informações suficientes para investir na prevenção e tratamento de seus dentes como as próteses dentárias, sendo elas próteses parciais removíveis, próteses totais ou prótese sobre implante pode obter sucesso na manutenção de sua dentição em idade avançada. Seria interessante diante desse quadro, a formação de equipes multidisciplinares e repensar os estímulos oferecidos para que mais profissionais possam se interessar e atuar no atendimento à população idosa.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6422
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADALBERTO VASCONCELOS NEVES.pdf236,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.