Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6436
Título: Avaliação do perfil demográfico e de habilitações dos biomédicos do estado da Bahia
Autor(es): OLIVEIRA, Wilton Guilherme Genonádio da Silva de
Palavras-chave: biomedicina
conselho
habilitação
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: A Biomedicina no Brasil surgiu na década de 60 como Ciências BiomédicasModalidade Médica e seu objetivo era capacitar docentes para atuar nas disciplinas básicas dos cursos de Medicina e Odontologia e pesquisadores para atuarem em pesquisas aplicadas. Na Bahia a Biomedicina foi introduzida em 1999 na Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus, em Salvador a primeira graduação foi oferecida pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública no ano de 2003. Quase 20 anos se passaram desde a introdução do Biomédico no mercado de trabalho baiano e não há estudos que acompanhem o desenvolvimento da profissão no Estado. Objetivo: Avaliar o perfil demográfico e de habilitações dos Biomédicos do Estado da Bahia. Metodologia: Foi realizado um estudo retrospectivo, de modalidade exploratória, a partir de dados do Conselho Regional de Biomedicina da Bahia-2ª Região, no qual foram tabulados número de profissionais registados, profissionais por sexo e profissionais por área. Resultados: Existem 4.116 profissionais registrados no Conselho, com predominância do sexo feminino e na distribuição funcional as habilitações de Patologia Clínica, Biomedicina Estética, Imagenologia, Banco de Sangue e Acupuntura possuem maior número de profissionais. Discussão: As áreas de habilitação com maior número de profissionais são as que possuem maior tempo de autorização assim com maior aceitabilidade de mercado ou que o houve uma expansão de mercado recente. Conclusão: A Biomedicina na Bahia é uma profissão com predominância feminina, com a maioria dos profissionais habilitados em Patologia Clínica.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6436
Aparece nas coleções:Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wilton Oliveira.pdf481,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.