Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6437
Título: Avaliação do papel do LPG-2 na migração de células dendríticas infectadas por Leishmania infantum
Autor(es): ALVES, Ingrid Ramalho
Palavras-chave: célula dendrítica
Leishmania
migração
LPG
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: A Leishmania é um parasito intracelular capaz de causar lesão na pele, mucosa e órgãos internos. A disseminação e homing de células infectadas contendo antígenos do parasito são fundamentais para a sobrevivência do parasito no hospedeiro e para o estabelecimento da lesão. Pouco se conhece sobre a migração de células dendríticas infectadas por Leishmania bem como mecanismos associados a este processo. Objetivo: Avaliar o papel do LPG-2 (do inglês lipophosphoglycan glyconconjugate 2), na migração de células dendríticas infectadas por Leishmania infantum. Metódos: Avaliamos a migração, a formação de complexos de adesão e a dinâmica de actina nas células dendríticas humanas infectadas por L. infantum selvagem, nocaute para o gene LPG-2 ou addback, utilizando o sistema Transwell e a microscopia de fluorescência. Resultados: As células infectadas por L. infantum nocaute para o LPG-2 apresentaram uma redução da migração, formação de complexos de adesão e da dinâmica de actina em relação aos outros grupos. Discussão: Em trabalho realizado anteriormente foi demonstrado que a infecção por L. infantum leva a um aumento na migração de células dendríticas, associada ao aumento da expressão de proteínas envolvidas em formação de complexos de adesão, assim como sua fosforilação. Na leishmaniose, a relação entre disseminação do parasito e enfermidade é particularmente estreita. Estudos para melhor entender o processo de adesão e migração celular e sua relação com a sobrevivência intracelular do parasito e disseminação da doença são fundamentais. Considerações finais: O LPG-2 apresenta um papel importante na modulação da migração das células dendríticas humanas infectadas por Leishmania infantum.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6437
Aparece nas coleções:Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ingrid Ramalho Alves.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.