Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6464
Título: Risk factors associated with sevre dengue in Latin America: a systematic review and metaanalysis
Autor(es): PARANÁ, Victoria Cruz
Palavras-chave: dengue
fatores de risco
América Latina
revisão sistemática ou metaanálise
Data do documento: 2022
Resumo: O vírus da dengue pode produzir um espectro de manifestações clínicas que vão desde uma infecção assintomática até uma doença grave. Na América Latina, a dengue grave é uma importante causa de morbimortalidade, especialmente entre crianças. Esse estudo tem como objetivo revisar sistematicamente a literatura para identificar, por meta-análise, fatores de risco associados à dengue grave na América Latina. As bases de dados PubMed, SciELO, LILACS e EMBASE foram utilizadas para a busca dos artigos científicos elegíveis para o estudo. Foram considerados como desfechos: sintomas de dengue grave, hospitalização e óbitos por dengue. Os dados foram analisados usando o software STATA v 13.0. Para meta-análise os gráficos foram apresentados através de forest plots. O grau de heterogeneidade entre os estudos foi quantificado pela medida I2, e os resultados com valores de p < 0,05 foram considerados estatisticamente significantes. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 43 artigos foram incluídos na revisão sistemática e 41 foram analisados por meta-análise. Identificou-se como fatores de risco associados à dengue grave a infecção secundária por dengue, gênero feminino, raça branca ou caucasiana, cefaleia, mialgia e/ou artralgia, vômitos/náuseas, dor ou sensibilidade abdominal, diarreia, prostração, letargia, fadiga ou similares. Para o desfecho óbito, vômitos/náuseas e idade < 18 anos foram identificados como fatores de risco, enquanto o gênero feminino, teste do torniquete +, plaquetas < 100.000 por μL e erupção cutânea, petéquias, exantema, hematomas e/ou equimoses indicaram menores chances de morrer por dengue. Esse resultado ajudará a definir estratégias, manejo e grupos de risco para a doença, evitando complicações com risco de morte. Este estudo foi capaz de demonstrar a importância do diagnóstico precoce e interpretação correta de alguns exames e sinais e sintomas, devido as menores chances de irem a óbito pessoas com teste do torniquete +, plaquetas < 100.000 por μL e sintomas de fragilidade capilar. Estudos futuros são necessários para garantir a confirmação de alguns fatores de risco e padronização para futuras diretrizes, levando assim a um melhor manejo dos pacientes em risco.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6464
Aparece nas coleções:Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTORIA PARANA.pdf10,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.