Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6496
Título: Pênfigo e PenfigóIde: diagnóstico diferencial
Autor(es): ROCHA, Caroline Martins Farias
Palavras-chave: doenças autoimunes
pênfigo
penfigóide
diagnóstico diferencial
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: As doenças autoimunes com manifestações cutâneas, a exemplo do pênfigo e do penfigóide se caracterizam por erosões/úlceras precedidas por bolhas na pele e mucosas, incluindo a cavidade oral. Objetivo: Revisar a literatura a respeito das principais diferenças entre o pênfigo e o penfigóide, com a finalidade de propiciar ao cirurgião-dentista a possibilidade de um diagnóstico mais assertivo. Metodologia: Busca de trabalhos científicos nos buscadores Lilacs, Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, com descritores: “Pênfigo”, “Penfigóide”, “Diagnóstico” e “Doenças Autoimunes” em português eem inglês. Foram inclusas 65 publicações em inglês e português nos últimos seis anos. Foram excluídos aqueles que não tratavam diretamente o tema, conforme critério de exclusão – não tratavam prioritariamente, as doenças estudadas, restando 15 produtos científicos, dentre artigos, monografia e dissertação. Revisão de literatura: Foram encontradas três categorias temáticas de análise: doenças autoimunes bolhosas na cavidade oral, com especificidades do pênfigo e do penfigóide; diagnóstico diferencial; e tratamentos preconizados. Discussão: A literatura encontrada se assemelha quanto às características clínicas, modos de distinção para o diagnóstico e tratamento dessas doenças, proporcionando conhecimento suficiente para que o profissional de saúde, sobretudo o cirurgião-dentista, proporcione cuidado do paciente acometido, focando numa melhor qualidade de vida. Considerações finais: Em literatura, é possível conhecer as especificidades do pênfigo e do penfigóide, doenças autoimunes que se caracterizam pela formação de bolhas e/ou vesículas. Os cuidados mais assertivos consistem na diminuição da produção de autoanticorpos patogênicos, tendo como base do tratamento corticoides tópicos e sistêmicos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6496
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINE MARTINS FARIAS ROCHA.pdf391,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.